CIRURGIAS E PROCEDIMENTOS PARA A MAMA
MAMOPLASTIA DE AUMENTO:
A cirurgia de aumento de mama utiliza implantes para dar volume aos seios ou restaurar o volume mamário perdido após perda de peso ou gravidez.
MAMOPLASTIA REDUTORA:
A mamoplastia redutora é uma cirurgia para diminuir o volume e corrigir a ptose das mamas , sendo indicada quando a mulher tem dor nas costas constante ou apresenta o tronco curvado, provocando alterações na coluna devido ao peso dos seios e/ou marcas nos ombros pelo peso transmitido pelas alças do sutiã. Pode também ser indicada por questões estéticas em pacientes que desejam mamas menores por preferência para melhora da autoestima
MASTOPEXIA:
A mastopexia é uma cirurgia que tem como objetivo o tratamento da ptose da mama, que é a queda mama que ocorre naturalmente por ação da gravidade, e que pode ser mais acentuada em casos de perda de peso ou gravidez e amamentação. O objetivo é reposicionar a aréola num local mais anatômico e o tratamento do excesso de pele, elevando as mamas até sua posição original, garantindo simetria.
ENXERTIA DE GORDURA:
Utilizamos a própria gordura da paciente, que é retirada através de lipoaspiração e enxertada nas mamas, pode ser utilizada isoladamente, em cirurgia híbrida com prótese de silicone, explantes mamários e reconstrução de mamas tuberosas ou
pós-mastectomias.
CORREÇÃO DE MAMA ACESSÓRIA:
Mama acessória, também conhecida como polimastia, é caracterizada pela presença de glândulas mamárias fora da própria mama, mais comum na região axilar. É uma pequena cirurgia, pode ser feita com anestesia local e sedação.
EXPLANTE MAMÁRIO:
Cirurgia que consiste em retirada da prótese por problemas ou desejo da paciente, e pode haver a necessidade de remodelamento dos tecidos mamários com associação ou não com enxertia de gordura nas mamas.
RECONSTRUÇÃO DE MAMA:
A reconstrução mamária é um procedimento cirúrgico que tem como
objetivo reconstruir a mama após a remoção parcial ou total do tecido mamário, seja por causa de um câncer de mama ou de outros problemas de saúde, como por exemplo casos de mastite. A cirurgia pode ser realizada imediatamente após a mastectomia (tratamento cirúrgico do câncer de mama) ou posteriormente, após os tratamentos adjuvantes e quando a paciente estiver pronta para a reconstrução.
A reconstrução mamária pode ser realizada de várias maneiras, incluindo o uso de implantes mamários, expansores teciduais ou a transferência de tecido de outras partes do corpo, como abdômen e costas. Poderá ser realizada em 1 ou até 3 etapas. O tipo de reconstrução escolhido dependerá de vários fatores, incluindo a saúde geral da paciente, o tamanho e a forma da mama original, o tipo de tratamento para o câncer de mama e as preferências pessoais da paciente.
A reconstrução mamária pode ajudar a restaurar a autoestima e a
confiança de uma mulher após a remoção da mama, além de melhorar a aparência física.
É importante que a paciente discuta todas as opções de reconstrução com um cirurgião plástico experiente e qualificado antes de decidir qual é a melhor opção para ela.